Conheça alguns fatos históricos sobre o paraquedismo – RioSkydive

Publicado em: 21 de junho de 2021

Um dos esportes mais radicais que existe hoje em dia é o paraquedismo, e sem dúvidas traz consigo uma carga grande de emoção e adrenalina.

Já a parte do paraquedismo na história também traz alguns fatores que foram importantes para a sua consolidação, apesar de ter sofrido algumas mudanças com o passar dos anos, mas a base de funcionamento permanece a mesma.

Antes de saber quais são os fatos históricos que o paraquedismo fez parte, vamos mostrar como foi o surgimento do primeiro paraquedas e como ele influenciou a modalidade:

O primeiro paraquedas:

O primeiro equipamento que se assemelhou ao paraquedas foi desenhado por Leonardo da Vinci.

Mas a criação real do paraquedas se deu muito depois de seu tempo.

Sobretudo, foi pelas mãos de André-Jacques Garnerin em 1797 que o primeiro equipamento foi utilizado.

De uma altura relativamente alta para a época, Garnerin saltou de 900 metros de altura, segurado apenas por um tecido de seda.

O paraquedas que tinha uma forma de guarda-chuva o levou em segurança até o chão e leva até hoje o seu conceito aplicado.

Paraquedismo no mundo:

Após a realização de mais testes, o equipamento começou a ganhar mais segurança e passou a fazer parte de diversos momentos históricos.

Portanto, confira como o paraquedismo na história faz seu marco e como foi sua evolução.

Primeira guerra mundial:

A Primeira Guerra Mundial se deu nos anos de 1914 e 1918.

Nessa guerra, o paraquedas teve seu papel para a proteção de tripulantes de aeronaves militares. Sobretudo, caso o avião entrasse em situações comprometedoras, os soldados poderiam saltar de forma segura.

Um saco suspenso ao balão era a parte principal do paraquedas. O piloto vestia apenas um cinto.

Segunda guerra mundial:

A Guerra durou de 1939 até 1945 e resultou na morte de mais de 70 milhões de pessoas, de acordo com estatísticas pós-guerra.

Além disso, vários acontecimentos marcaram a Segunda Guerra:

o Holocausto, Massacre de Babi Yar e lançamento de bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki.

Durante este período, o paraquedas teve uma grande evolução.

Até o fim da Guerra, o paraquedas estava diretamente ligado com as forças militares, além de ser um marco de ataques ofensivos aos inimigos.

Além disso, o pós-guerra para o paraquedismo se deu aos militares que perceberam que poderiam usar o paraquedas para além do transporte de alimentos e desembarque de tropas, como esporte e forma de divertimento.

Dia D na Normandia:

O dia 06 de junho de 1944 foi um marco na história.

Sendo o maior ataque das forças do Reino Unido, Estados Unidos, Canadá e França contra a Alemanha nazista, no litoral da França.

A história conta que durante a madrugada, os paraquedistas saltaram atrás das linhas inimigas, enquanto uma tropa de militares organizados em cerca de 6,500 navios se reuniam na costa de Normandia para o ataque.

Ademais, apesar da perda de muitos americanos, os Aliados saíram vitoriosos e conseguiram conquistar áreas da costa de Normandia.

Faça história com o paraquedismo:

Enfim, agora que você já conhece o paraquedismo na história e quais foram os seus marcos, que tal marcar a sua história com um salto de paraquedas?

Clique aqui e entre em contato com a gente.

Siga-nos no Instagram.