Existe alguma forma de se comunicar durante o salto de paraquedas?

Publicado em: 17 de fevereiro de 2022

A comunicação adequada é certamente um ponto muito importante em uma atividade tão intensa como pular de paraquedas, onde o sucesso depende da troca de informações entre os envolvidos.

Então, para que você possa ficar tranquilo durante a sua experiência, vamos explicar como você pode conversar com seu instrutor e entender o processo de comunicação das instruções para o salto de paraquedas.

Existe comunicação durante o salto de paraquedas?

A resposta mais simples e direta é que sim, existem formas de comunicação no paraquedismo.

Porém, também é válido dizer que existem algumas variáveis que podem afetar esse processo.

Sobretudo, você precisa entender que as formas de comunicação mudam conforme as etapas do seu salto, podendo ser separadas em três momentos distintos:

  • no avião;
  • durante a queda;
  • após a abertura do paraquedas.

Isso acontece, pois em cada etapa, existem várias coisas que podem alterar a forma que você conversa com seu instrutor.

Vamos explicar como acontece o processo de comunicação:

No avião:

Num primeiro momento, você pode imaginar que todos as pessoas dentro do avião ficam em silêncio até o momento de saltar de paraquedas, mas, na verdade, acontece o oposto…

É durante o voo no avião que os passageiros costumam conversar entre si e também onde os instrutores costumam revisar as etapas do salto.

Dessa forma, os participantes podem ficar mais relaxados antes do momento do pulo.

Isso é possível pois o avião de paraquedismo não é pressurizado porque não está alto o suficiente para exigir isso.

Isso significa que você provavelmente notará que os ruídos são um pouco mais altos que o último voo que fez e que ainda assim poderá conversar com as pessoas.

Durante a queda:

Depois de sair do avião, ainda é possível se comunicar com seu instrutor, porém, a conversa não acontece da forma “tradicional”.

O motivo é bem simples: Você está caindo no ar a aproximadamente 200 quilômetros por hora, o que significa que haverá muito ar passando por você.

Portanto, diferente de alguns filmes, você não vai conseguir ouvir a voz da outra pessoa.

E como você também não pode se ouvir falando durante a queda livre, isso significa que os paraquedistas precisam usar sinais e gestos de mão, além do contato visual para se comunicar.

Esses sinais representam os movimentos que você precisa realizar durante o salto, como esticar as pernas e braços ou outros tipos de comando.

Então, é possível garantir que tudo está acontecendo dentro do planejado.

Após a abertura do paraquedas:

Por fim, existe a hora do passeio de paraquedas, que, comparado à queda livre, é muito silencioso!

O paraquedas diminui sua velocidade de descida a tal ponto que a maioria das pessoas relata sentir-se muito relaxada e pacífica.

É um momento silencioso em que você pode refletir sobre o que aconteceu, apreciar a vista e, se quiser, conversar com seu instrutor (porque você pode ouvir vozes quando o paraquedas estiver aberto).

Além disso, o instrutor também pode conversar com a equipe de suporte que está localizada no solo.

Essa conversa acontece por meio de um rádio que está acoplado no capacete.

Inclusive, vale destacar que esse equipamento é vital para uma boa comunicação entre os profissionais envolvidos no salto.

Conversando durante o salto:

Como você percebeu, existem diversas formas de comunicação durante um salto de paraquedas e até mesmo equipamentos que facilitam esse processo.

Isso prova que a comunicação é um item importante numa atividade tão intensa que é o paraquedismo.

Por meio dela você pode acalmar alguém que está nervoso, receber as instruções para o salto de paraquedas, obter informações sobre o clima e o local de pouso ou pode simplesmente compartilhar suas impressões sobre o que está acontecendo.

Independente do motivo, poder se comunicar durante o seu salto vai deixar você muito mais seguro e ainda tornar a experiência muito mais agradável.

Clique aqui e entre em contato com a gente.

Siga-nos no Instagram.